• Inteligência Emocional - Lidar - conhecer a si próprio, conhecer suas emoções e seus relacionamentos;
• Autoconhecimento - capacidade de conhecer, seus humores, seus sentimentos, seus impulsos, efeitos sobre os outros;
• Controle e Motivação - capacidade de controlar/redirecionar impulsos e humores, capacidade de pensar antes de agir, força para perseguir metas com energia e persistência;
• Entendimento das Relações - Capacidade de entender e lidar com as reações emocionais dos outros e colocar-se no lugar deles;
• Gerenciamento das Relações - Competência para administrar relacionamentos, capacidade de cultivar afinidades, capacidade de criar impacto positivo em resultados.
• MBTI Características - Modelo teórico, não julga (bons ou ruins), Os resultados têm valor igual, identifica preferências pessoais, não mede traços ou habilidades, o meio pode estimular ou impedir a expressão das preferências pessoais, é um código postal, não o endereço.
• MBTI Benefícios - Oferece um modelo lógico e consistente para autoconhecimento.
• MBTI Aplicação - Identifica forças e fraquezas organizacionais.
• MBTI indica - Nossas preferências, Diferenças entre as pessoas.
E = EXTROVERSÃO S = SENSAÇÃO T = PENSAMENTO J = PLANEJADO
I = INTROVERSÃO N = INTUIÇÃO F = SENTIMENTO P = PERCEPÇÃO
• Preconceitos - Uma pessoa é mais que um tipo, não usar para rotular, não usar em recrutamento e seleção, não usar para prever sucessos ou fracassos, só a própria pessoa pode avaliar o tipo reportado, o conhecimento do tipo pertence ao indivíduo.
• Pipeline da liderança - Lideres são desenvolvidos, liderança é efetiva quando ela faz com que os outros sejam efetivos, modelo empírico que mostra como os resultados esperados em cada nível mudam a medida que a pessoa sobe na organização.
• Liderança Situacional - Dizem que a atitude do líder deve estar baseada em cada situação específica, comportamentos diferentes para pessoas e situações diferentes, comportamento diretivo/apoio.
• 4 Quartos da mudança – Contentamento – Renovação – Negação – Confusão.
MODULO 2 – COMUNICAÇÃO
Passos para uma boa Comunicação
1. OUÇA – Ouvir é um processo ativo;
2. Depois de uma pergunta aguarde a RESPOSTA.
3. NÃO INTERROMPA;
4. ESTIMULE O PROLONGAMENTO DA RESPOSTA;
5. CAPTURE A ESSÊNCIA DA IDÉIA;
6. PROCESSE, CORRELACIONE, SUMARIZE E REGISTRE;
“OUVIR É A HABILIDADE MAIS NEGLIGENCIADA NA COMUNICAÇÃO”
Barreiras mais freqüentes:
• Parar de ouvir em função de uma frase ou palavra que não agradou;
• Preconceitos;
• Ser prisioneiro de um paradigma;
• Dispersar;
• Cansaço;
• Impaciência;
90% dos conflitos dentro das empresas e entre pessoas de forma geral referem-se a problemas de COMUNICAÇÃO.
MODELO DE COMUNICAÇÃO
- QUEM...
- DIZ O QUE...
- EM QUE CANAL...
- A QUEM...
- LOCUTOR...
- CONTEÚDO...
- CANAIS...
- RECEPTOR...
MODULO 3 – NEGOCIAÇÃO
O QUE É NEGOCIAÇÃO?
Relação de troca ou de conciliação de interesses, com concessões.
Depois de ler e escrever, é a habilidade mais importante para se tornar bem-sucedido pessoalmente, financeiramente e nos negócios. “Pollan & Levine, 1994”.
TIPOS DE NEGOCIAÇÃO:
1 - Negociação Competitiva:
Orientada à maximização de ganhos individuais.
Concessões inconsistentes.
Pouca ou nenhuma atenção ao relacionamento.
Foco somente em interesses.
Visão de adversários.
Pouca ou nenhuma preparação.
2 - Negociação Cooperativa:
Orientada ao ganho mútuo.
Muita preparação.
Busca de opções criativas.
Maximização dos ganhos, preservando o relacionamento.
Busca de critérios e padrões justos.
MOEDAS DE UMA NEGOCIAÇÃO
Qualidade
Status
Mercado
Tecnologia
Confiança
Fidelização
Marca
Barreiras para os concorrentes
Credibilidade
Disponibilidade
Comodidade
Esperança
Respeito
Relacionamento
Preço...
MODELO BATNA
"Best Alternative to a Negotiated Agreement"
- Saber como e quando parar;
- Saber o quanto está disposto a ceder;
- Ser racional e assumir as consequências;
- Saída honrosa;
- Preservar os relacionamentos.
MODULO 4 – GESTÃO ESTRATÉGICA
• Gestão Estratégica – Negócio, vantagem competitiva, Stakehoders.
• Processo Estratégico Tradicional – Propósito da empresa, ambiente externo, Ambiente interno, formulação das estratégias (dividido em 03 níveis), Implementação, Controle estratégico. (Análise / Formulação / Implantação / Controle)
• Análise do Ambiente Geral – Tendência macro ambiente, econômico, social e tecnológico.
• Ambiente de Negócios – Entrantes, fornecedores, concorrentes diretos, substitutos e clientes.
• Conceito de Estratégia – Ser diferente, Criar e capturar valores, conquistar posição e buscar constantemente Vantagens competitivas sustentáveis.
Níveis de Estratégia numa empresa diversificada
- Estratégia Corporativa;
- Estratégia de Negócios;
- Estratégia funcional;
- Operações.
Estratégia de Negócio – Liderança custos, Diferenciação do Produto.
Três Módulos estratégicos – Modelo Delta ( Baseado em custo), Porter ( Custo diferenciação), Treacy e Wiersema ( Operacional, intimidade com cliente e produto).
ORIGEM DAS VANTAGENS COMPETITIVAS
• Fatores Críticos de Sucesso – Liderança em atributos básicos.
• Cadeias de valores – Atividades e integração entre atividades.
• Competências essenciais – Desenvolvimento Interno, Transformação de Recursos, Conhecimentos, Tecnologias e Habilidades Exclusivas.
MÓDULO EXTRA - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Gestão do capital Humano – Visa aprimorar o processo de seleção com ênfase na condução de entrevistas e implantação de uma ferramenta de recrutamento.
Identificar o melhor profissional para compor e contribuir com a equipe é sem dúvida um grande desafio.
O processo de identificação do melhor perfil deve ser baseado nas competências definidas para o cargo, e sobretudo no resultado esperado da posição.
QUADRO DE PESSOAL – Atualmente o gestor inicia e conclui todo o processo. Participar outros gestores de suas decisões, sempre é um bom caminho.
DEFINIÇÃO DO PERFIL – O perfil da vaga compreende todas as competências para o cargo e sua definição será a base para avaliação. Tornando o processo mais justo e profissional.
RECRUTAMENTO – Durante o processo de recrutamento, o objetivo é atrair os melhores candidatos.
SELEÇÃO - As etapas são: Triagem, Convocação e Entrevista;
Sempre prepare o ambiente para a entrevista.
Conduza a entrevista com perguntas amenas, faça perguntas abertas, permita o silêncio, verifique evidências em contrário, controle a entrevista e obtenha exemplos comportamentais.
Antonio Carlos Gouveia - Labamba
Gestor em Pharma
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